Cuide de seu site para uma existência saudável

O assunto é muito sério e compromete diversos sites. É o projeto que vai para o ar, magnífico no lançamento, mas que envelhece por falta de suporte técnico, atualizações e ajustes tão necessários com o passar do tempo.

A analogia é inevitável. Você deixa seu carro sem trocar o óleo? Ou fazer manutenção periódica? Motor, pintura, pneus, amortecedores são submetidos a intempéries do tempo e, caso seu proprietário não atue, o carro vai ter um fim muito mais rápido do que o planejado.

Se avançarmos na comparação e sairmos do aspecto material, temos algo ainda mais grave. Você espera ficar doente para ir ao médico? Abusa do sedentarismo e alimentação? Ou procura ter uma vida saudável e check ups regulares?

Os grandes sistemas de gerenciamento de conteúdos (em inglês: Content management system, CMS), a plataforma que sustenta sites, se relaciona com servidores. Esses, ganham atualizações e novas versões. E os sites não devem ficar à mercê disso.

Vai além: os CMSs são sistemas que recebem os plugins que administram diversas funcionalidades. E eles também ganham atualizações. Somado a backups e atuação de sistemas de segurança, você tem a tempestade perfeita se não tiver uma equipe especializada atuando.

Tenho presenciado nesses anos todos de internet dezenas de casos de “óbitos” de sites por falta de manutenção técnica. Alguns antigos que não conseguem mais “rodar”, mas outros relativamente recentes, com identidade atual, que são sucateados irremediavelmente por falta de manutenção mensal ou regular.

Um site no ar requer sim responsabilidade, algo que pode durar anos até a próxima versão, desde de que os gestores continuem com um tratamento profissional mesmo depois do lançamento.

A lógica é simples: se não cuidar, vai perder o investimento.

Manoel Fernandes Neto

Imagem: Marvin Meyer on Unsplash