Não pense em dificuldades; crie soluções
A C2 projetos soluções comemora o seu aniversário inovando o seu site, renovado pela CMM. (Por Luiz Felipe Cabral Cherem)
É comum para a maioria das pessoas que seus pensamentos se voltem para aquilo que está errado ou para aquilo que dificulta e atrapalha o seu caminhar. É um instinto de sobrevivência que carregamos de nossos antepassados primatas. O erro atual, está em focarmos naquilo que nos paralisa ao invés de buscarmos qualquer reação que nos mova no sentido contrário ou nos faça vencer as atuais barreiras.
Neste momento o país vive talvez o seu pior momento no campo político e no econômico, mas isso não deveria ser motivo suficiente para ficarmos inertes e também para, na maior parte do tempo, ficarmos somente procurando culpados e nos lamentando dos erros cometidos por nós e pelos outros.
A única certeza que temos é que esta não foi a primeira e não será a única crise ou dificuldade que enfrentamos ou enfrentaremos. As crises, sejam pessoais, conjunturais ou organizacionais, estarão sempre presentes e nos desafiando. Não existe receita pronta! As experiências passadas nos servem como aprendizado e nos ajudam a encurtar o caminho da nova solução, não cometendo erros já experimentados. Porém não se pode basear-se somente nelas. Por isso, afirma-se tanto que o caminho da saída está em criar novas soluções. Inovar! Sendo que, inovar não significa inventar.
A inovação requer planejamento e disciplina na execução, isto é, desenvolver processos, mecanismos e produtos que possibilitem ampliar limites, aumentar as margens de ganho e ser competitivo de forma sustentável. Assim, Inovar não é ser apenas diferente, é fazer a diferença. É saber gerenciar as profundas mudanças que vem ocorrendo em todos os setores da sociedade.
As Inovações são importantes porque elas permitem que as empresas acessem novos conhecimentos, novos mercados, aumentem suas receitas, realizem novas parcerias, aumentem o valor de suas marcas.
Nas crises invista no novo e aproveite este momento de fragilidade para olhar para dentro, cortar custos desnecessários, rever os seus processos, reavaliar produtos que não possuam valor para você e para os seus consumidores e evite investimentos com retorno de longo prazo. Analise muito e invista no que gere valor! Não esqueça também de focar na melhoria continua, pois esta foca no resultado de hoje e o capacita para inovações futuras, evitando crises. Hoje melhor do que ontem, mas não tão bom quanto amanhã.
Luiz Felipe Cabral Cherem
www.c2projetos.com.br
Portifólio CMM:
http://www.cmm.art.br/portfolio/c2-projetos/