Redes ou sites: qual traz os primeiros negócios?
Por Manoel Fernandes Neto
Muitas empresas com as quais mantenho contato indagam a respeito da importância do site em relação às redes sociais. Principalmente aquelas que estão entrando agora no mercado digital e querem força e destaque.
“Mas não é melhor fazer só rede social e deixar o site pra depois?” Essa pergunta deve ganhar uma resposta com muita racionalidade.
O site em si é um meio íntegro e completo. Assim que entrar no ar, ele já vai indexar, com as ferramentas adequadas de SEO. Bem diferente de redes sociais, que têm um período bem maior para você fortalecer sua marca e ter número suficiente de seguidores para transformar curtidas em novos negócios. Reputação é o nome.
Em nossas conversações com os mercados, reafirmamos muitas vezes a importância da presença no maior número de redes sociais inerentes ao negócio. Conteúdos narrativos do dia a dia, informações originais, textos, imagens e vídeos devem constar diariamente na pauta de comunicação da empresa.
Com atuação forte da agência e apoio do cliente no fornecimento do caldo de cultura, as redes sociais têm a força da distribuição e é onde está um público qualificado. Mas ela necessita de tempo de maturação para frutificar, sem imediatismos.
Entretanto, o site ainda detém a primazia da busca quando o cliente quer um serviço ou produto. “Vai no Google” é um termo que está longe de cair em desuso quando o assunto é procurar um fornecedor.
Pelas buscas, resultados orgânicos fornecem ao potencial cliente um panorama do mercado, empresas diversas no seu estado ou cidade, que ele pode comparar de forma muito prática.
Ao ser colocado no ar, um site já começa, mesmo com uma indexação inicial, a colher resultados dos primeiros leads, potenciais clientes que chegam pelo formulário de contato, chats e ferramentais como o WhatsApp. Isso é incrementado conforme novos conteúdos são inseridos e linkados com conteúdos internos ao próprio site ou links externos de interesse.
Link é vida para o Google e para seu negócio. Conteúdos com links são itens que trazem relevância – e resultados positivos – para seu negócio decolar e se manter.
E site é a “plantação” ideal para links nas ferramentas de busca. Quem pode adiar esta vantagem a mais para o negócio?
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